Minucias do Turismo

Conceitos gerais sobre turismo

Conexão vs Escala

Escala

Quando um voo tem escala significa que ele poderá fazer uma ou mais paradas no aeroporto, antes de chegar ao destino final. Neste caso, o passageiro não precisa descer da aeronave, abaixo um exemplo de escala em uma pesquisa de Campinas para Manaus onde o voo passa por Brasília (Ou para abastecer ou para novos passageiro embarcarem), porém, não há troca de aeronave.

Conexão

Já a conexão, ocorre paradas para embarque, desembarque e abastecimento, mas a diferença é que a aeronave é trocada e você deve descer do avião.

Existem variados tempos de conexão. Quando o tempo é muito curto, o passageiro deve ficar atento pois é necessário se encaminhar imediatamente à outra aeronave, abaixo um exemplo de conexão em uma viagem de Campinas para Manaus, onde o voo pousa em Belém, e todos os passageiros tem que descer e embarcar em uma nova aeronave para chegarem ao destino final, inclusive da para notar neste exemplo que tem um tempo bem grande entre a chegada a Belém e a saída para Manaus.

Operador Por e CodeShare

Todo voo ou Flight, possuem uma cia aérea, esta cia aérea denota a cia aérea que é responsável pela venda do bilhete e também é responsável jurídica caso qualquer problema ocorra com este vôo.

Por outro lado existem voos que não é cia aérea que vendeu o vôo que opera ele. A cia aérea X pode fazer um acordo com a cia aérea Y para que ela opere um voo específico, geralmente estes voos são voos menores e geralmente compõe uma conexão de um FlightGroup maior.

Exemplo:

  1. FlightGroup - POA - MIA (American Airlines como vendedora)
    1. Flight POA - GRU - Cia AA, Operador Por (JJ, Latam)
    2. Flight GRU - MIA - Cia, Operado por AA.

Note que no primeiro Flight, o vôo é vendido como AA mas na verdade, quando o passageiro embarca no avião ele verá um avião da Latam. Neste caso o voo é vendido pela AA mas operado pela Latam, ou então dizemos que este vôo é codeshare com a Latam.